O Trabalho da Bem Me Quer vai além do compromisso com a Educação. Nosso objetivo é possibilitar que as crianças cresçam em um ambiente saudável, dinâmico e lúdico, onde o “brincar” faça morada nos corações de nossos pequenos.

O lúdico tem sua origem na palavra “ludus” que quer dizer jogo. A palavra carrega consigo a psicomotricidade, somada a espontaneidade da criança, que em nossa escola brinca, experimenta e se relaciona com os demais , usando a imaginação, o faz de conta para aprender brincando todos os dias.

Na Teoria:

A escola é um espaço de construção e reconstrução dos mais diversos “saberes” historicamente acumulados pela humanidade. Para a construção desse “saber”, buscamos fundamentação teórica em diversos autores, mais detidamente nos fundamentos de Jean Piaget e Vygotsky.

As teorias de Piaget tentam nos explicar como se desenvolve a inteligência nos seres humanos. Para ele, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam.

Baseados nessa teoria, Piaget criou um campo de investigação que denominou “Epistemologia Genética”, isto é, uma teoria do conhecimento centrada no desenvolvimento natural da criança. Segundo ele, o pensamento infantil passa por quatro estágios desde o nascimento até o início da adolescência, quando a capacidade plena é atingida (sensório-motor; pré-operatório; operatório concreto; operatório formal).

Vygotsky entende ser fundamental na construção do sentido e significados, a intenção do sujeito com seus pais, com o professor e com o meio físico e social. Aqui, a fundação do educador seria favorecer a aprendizagem servindo de mediador entre a criança e mundo.

Para ele, o desenvolvimento humano se dá através da relação de troca entre parceiros sociais, processos de interação e mediação e, principalmente, através das experiências vividas.

Neste modelo, a criança é reconhecida como ser pensante, capaz de vincular sua ação à representação do mundo que constitui sua cultura, sendo a escola um espaço e um tempo onde este processo é vivenciado e a aprendizagem envolve diretamente a interação entre os sujeitos.

Na prática:
Acreditamos que a parceria entre família e escola é essencial para atingir os objetivos educativos. Porém, é primordial que a construção dessa parceria esteja fundamentada no consenso sobre a nossa filosofia.

Este é o início da vida educacional, o momento em que a criança começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento. Educar, para a Creche Bem Me Quer, significa propiciar situações de brincadeiras e aprendizagens, orientadas de forma íntegra e segura, promovendo uma formação saudável e tranquila.

Trabalhamos a construção do pensamento. Acreditamos que através de experimentação, das experiências vividas, a criança vai se tornando um ser único, individual e capaz de interagir como um ser social. Em nosso espaço, o aprender está ligado ao bem estar físico e emocional da criança. O brincar é peça fundamental no processo de aprendizagem e crescimento. Desta forma, a criança é entendida, cuidada e estimulada a partir de sua própria individualidade.